sábado, 28 de março de 2015

HUMOR E RELIGIÃO PARTE 1 - A CUECA DO PADRE E O SETE CORTADO


A CUECA DO PADRE E O SETE CORTADO - O contraste entre o mundo real e o mundo ideal

Um dos grandes problemas da religião é que ela trata o mundo não como ele é, mas como deveria ser. No discurso religioso, se formos honestos e generosos, Deus nos recompensará; e nos punirá caso sejamos desonestos e maus. E nós sabemos que, na vida real, se fizermos o bem esperando recompensas, ficaremos frustrados e vemos os corruptos viverem muito bem, obrigado.

O humor incomoda porque denuncia essa contradição entre o mundo ideal da religião e o mundo real em que vivemos. Conta Boccaccio no "Decameron", clássico da língua italiana, que uma freira se apaixonou por um rapaz e fez com que ele entrasse no convento de madrugada para transar com ela. Uma outra freira, ou por fanatismo ou por inveja da outra que se deitava com um lindo rapaz, bateu à porta da madre superiora para denunciar o caso. A madre, que estava na cama com um padre, vestiu-se às pressas e fez um discurso severo contra a freirinha apaixonada, que, de cabeça baixa, ouvia tudo, envergonhada. Quando a pobrezinha se animou a erguer os olhos, disse para a madre furiosa que consertasse o véu em sua cabeça. A madre, tocando o pano que cobria os seus cabelos, percebeu que, na pressa de se vestir, não viu o que estava fazendo e, ao invés de colocar na cabeça o véu protocolar, colocou a cueca do padre que estava no seu quarto. Ela, imediatamente, mudou o tom do discurso e passou a dizer que a carne é fraca e que só Deus pode julgar as pessoas.

O celibato apenas proíbe as relações sexuais: nunca extinguiu o desejo e, havendo desejo, que garantia temos da castidade dos religiosos?

Do mesmo modo, há uma piada sobre por que o número sete é cortado por um traço horizontal. Conta-se que Moisés desceu do Sinai e, na hora de anunciar o mandamento de número sete, não cobiçar a mulher do próximo, o povo gritou: "Corta o sete! Corta o sete!" Ora, seria até razoável proibir que alguém fizesse sexo com a esposa de outro homem (todos os países o proíbem em seus códigos civis), mas como proibir o desejo, sentimento indomável?

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA