domingo, 8 de março de 2015

CONSTITUIÇÃO NA SALA DE AULA


Ontem, tal como fiz no ano passado, usei os 10 primeiros incisos do artigo quinto da Constituição Federal para fazer uma revisão de ortografia em sala de aula. Fui comentando os incisos e mostrando que o que parece obviedades são, na verdade, conquistas sociais.

Igualdade entre homens e mulheres é algo que não existe ainda legalmente em grande parte do mundo, e não existiu durante a maior parte da História.

Liberdade de expressão é algo muito recente. A ditadura militar impedia até mesmo que se escrevesse nome de cidadãos incômodos como D. Hélder Câmara, Chico Buarque e Plínio Marcos. Como então denunciar a corrupção? Por isso os coxinhas creem piamente que na ditadura reinava a santidade.

Liberdade de crença e de consciência nós só conseguimos a partir da Constituição de 1946, proposta de Jorge Amado. Antes disso, as minorias religiosas eram muitas vezes agredidas e não tinham a quem recorrer. Os cultos de matriz africana eram criminalizados. Foi a primeira vez que contei isso em sala de aula sem ouvir um fundamentalista dizer que deveriam voltar a ser.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA