terça-feira, 30 de setembro de 2014

LEGALIZAÇÃO



LEGALIZAÇÃO

Se os automóveis forem legalizados,
Muitas pessoas morrerão atropeladas.

Se os combustíveis fósseis forem legalizados,
Causarão danos irreversíveis ao clima do planeta.

Se o latifúndio for legalizado,
Milhões de pessoas não terão onde morar e plantar nos campos
E incharão as cidades em favelas sem infraestrutura.

Se a monocultura for legalizada,
Os fazendeiros degradarão o solo produzindo para a exportação
Em detrimento do mercado interno.

Se o fanatismo for legalizado,
Fariseus mal intencionados praticarão crimes de estelionato e charlatanismo
Todos os dias na TV em nome de Jesus.

Se o futebol for legalizado,
Centenas de pessoas irão se matar em brigas de torcidas organizadas
Porque não conseguirão pensar em coisa melhor para fazer.

Se a repressão sexual for legalizada,
As pessoas reprimirão seus sentimentos
Com medo do que a sociedade dirá sobre elas.

Se a ignorância for legalizada,
As pessoas passarão a vida a repetir as mesmas coisas
Sem jamais se questionarem ou ouvirem outras opiniões.

Mas, graças a Deus Todo Poderoso,
A pobreza não é legalizada
E assim os ricos não podem comprar os votos dos pobres.

A desinformação não é legalizada,
Por isso as pessoas se reúnem nas praças ao fim do dia
Para discutirem Ciência, Filosofia e Poesia.

O egoísmo não é legalizado,
Por isso ninguém se preocupa em acumular riquezas
Sem se importar com as necessidades do seu próximo.

Conservadores do mundo, temos feito um bom trabalho!

Postado por

E=mc² [4 - Relatividade]


A série sobre a equação mais famosa do mundo chega ao seu derradeiro episódio!

Chegou o momento de reunirmos todos os conceitos que vimos nos capítulos anteriores e entendermos como estes se relacionam para compor E=mc².

Analisaremos o panorama histórico do momento em que a equação veio ao mundo, quando estudiosos de todo o mundo enfrentavam um enigma aparentemente insolúvel. E, ao conhecer a vida de um dos maiores gênios da história da humanidade, testemunharemos a gênese de uma das mais engenhosas e surpreendentes teorias da história da ciência: aquela que revelou ao mundo que o tempo é relativo!

Descobriremos como esta teoria deu origem à célebre fórmula, tema da nossa série. Compreenderemos como ela mudou o mundo, ao expor a existência de uma colossal fonte de energia na própria matéria sólida, e veremos a forma trágica como ela mostrou seu imenso poder.

E finalmente iremos entender porque E=mc² é tão importante para a própria existência do universo!

Apertem os cintos uma última vez nesta nossa jornada ao mundo da física!

Com vocês, mais um vídeo do canal PAPO DE PRIMATA!

https://www.youtube.com/watch?v=mQHDYtsBz7c



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FINAL DA AULA


FINAL DA AULA

Saí do colégio ontem e vi no chão da rua um panfleto com a cara do Fiscal de Bundas da República, Silas Malafaia, conclamando aquela parte do eleitorado com cérebro de ovelha a votar nos seus fantoches, para impedir "o ensino nas escolas sobre o homossexualismo" (sim, a garotada não pode saber que a homossexualidade já foi observada em mais de 400 espécies e a homofobia apenas em uma), "a eliminação da família tradicional" e outras distorções que esse fariseu recita para assustar os cegos voluntários que o sustentam.

10 minutos antes eu estava em sala de aula conversando com os últimos alunos que se demoraram a copiar o questionário que passei sobre "a Rosa de Hiroxima", de Vinicius, e a gente começou a falar sobre cinema e nossas séries de TV preferidas. Para minha surpresa, uma garota e dois garotos (turma de oitavo ano), me disseram ter visto e adorado um filme brasileiro: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho .

É, Malafaia, você pode adiar a conquista dos direitos dos LGBTs manipulando seu rebanho, mas espere só até essa galerinha ter título de eleitor...

Postado por

domingo, 28 de setembro de 2014

QUANDO ATÉ AS ORAÇÕES INCOMODAM


QUANDO ATÉ AS ORAÇÕES INCOMODAM

Durante o século XX, vários governos autoritários censuraram a peça "Antígone", de Sófocles, escrita 400 anos antes de Cristo, pois a heroína não apenas representa a rebeldia dos jovens contra os velhos, como também clama que o poder dos governantes precisa ter limites. Os versos do profeta Isaías, texto tão ou mais antigo que a tragédia grega, também registra severas críticas aos governantes e podem ser usados em qualquer época, em qualquer lugar, contra qualquer partido. Se o seu texto não foi censurado foi porque os ditadores de países cristãos evitaram comprar brigar com quase toda a população que oprimiam.

O que os ditadores evitaram a prefeitura de Niterói atreveu-se a tentar.

Causou polêmica a intimação da Secretaria de Urbanismo para que fosse retirada uma faixa colocada nas escadarias da Primeira Igreja Batista de Niterói chamando o povo a orar por aquela cidade. O pedido de oração parece ter sido interpretado como uma crítica à administração -- pelo menos é assim que os evangélicos entendem a intimação.

Logo alguém, justificando a ordem, disse que há uma lei na cidade que diz que toda faixa ou anúncio tem que ter autorização da Secretaria de Urbanismo. Ora, bolas, retrucou alguém no grupo "Niterói quer ter prefeito" e todas aquelas faixas dizendo "a população agradece a fulano de tal pelas obras na comunidade"? Recebem autorização do poder público? Sim, a lei existe, mas parece que ela só é usada quando convém, como aquelas cartas do baralho chamadas "trunfo". E, penso eu, que não frequento igrejas: se o pastor colocou essa faixa numa igreja tão antiga e tradicional é porque ele e seus antecessores no cargo devem estar acostumados a fazer outros anúncios da mesma forma sem serem incomodados: "Venha passar a Páscoa conosco!" "Musical de Natal", "Venha ouvir a palavra de Deus". Nada disso chama a atenção do poder público, mas chamar o povo para orar pela cidade, aí é demais.

A prefeitura só poderia ter duas atitudes sensatas nesse caso: 1) fingir que não viu nada; 2) o prefeito em pessoa calçar as sandálias de São Francisco e comparecer à noite de oração, para ouvir o que eles têm a dizer no púlpito sobre a cidade e ainda parecer simpático aos fiéis. Quem sabe doar umas cestas básicas para as obras assistenciais da igreja ao final do culto?

Agora há um evento no Facebook chamando o povo para essa noite de orações como uma medida urgente e inadiável pelo bem da fé cristã.

Tiro no pé, prefeito.

Postado por

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SALVO PELA MINHA DOR NO PÉ


SALVO PELA MINHA DOR NO PÉ

Torci o pé e ele estava doendo horrores. Aí entra no ônibus um velho de seus 80 anos com uma Bíblia na mão, reclamando de não sei o quê. Só ouvi o argumento dele: "Isso acontece num país que é governado por uma mulher sapatão".

Dilma se casou duas vezes, tem uma filha e um neto, mas não quis afirmar a heterossexualidade de Dilma porque ser lésbica não é defeito: os verdadeiros defeitos não faltam à presidenta e isso os fariseus não comentam.

Respondi: "Berlim e Paris já tiveram prefeitos gays e são cidades modernas, mais adiantadas que as nossas."
Responde o Tiranossauro: "Mulher não pode governar, isso é contra a lei de Deus".
Respondi: "Elisabeth II é rainha de 16 países e alguns deles bem mais adiantados que o nosso."
O Malafete: "Isso é contra a Bíblia."
Eu: "A Constituição não obriga ninguém a seguir a Bíblia. Segue quem quer."
O fantoche do Everaldo: "Quem não seguir vai pro Inferno. Isso é culpa da Globo, que só ensina imoralidade."
Da mesma maneira que não me disponho a afirmar a heterossexualidade de Dilma, pois o que ela faz na cama não me diz respeito, também não me disponho a defender a programação da Globo. Só que o conceito dessa gente do que é moral ou imoral é muito relativo. Se eu não estivesse com dor no pé, me levantaria e diria para ele: "Me empresta a sua Bíblia que eu vou te mostrar por que a China proíbe a Bíblia para menores. Já li esse livro todo e não conheço um mais pornográfico."
A dor no pé me impediu de ler para ele o episódio das filhas de Ló trepando com o próprio pai e o festival de estupros que encerra o livro de "Juízes" (Sim, é um festival porque os caras aproveitavam uma festa para estuprar quem passava por lá.) O meu pé torcido salvou aquele fanático da humilhação pública.

Postado por

JOÃO ANTÔNIO DONATI: UM CRIME DIDÁTICO


JOÃO ANTÔNIO DONATI: UM CRIME DIDÁTICO

Os aliados da homofobia, como Bolsonaro e Malafaia, citam o total de assassinatos no Brasil e subtraem a pequena parcela de LGBTs assassinados desse total. Dizem que o crime de homicídio que consta do Código Penal basta. Que transformar homofobia é dar privilégios aos LGBTs. É dar a essa gente uma espécie de "título de nobreza".
Sim, os números de assassinatos de LGBTs é pequeno se comparado ao número de assassinatos de não-LGBTs, simplesmente porque os LGBTs são minorias. Mas quem já assistiu a um julgamento real ou simulado sabe que algumas perguntas são feitas:
1) O crime realmente aconteceu? Ou seja: fulano está morto mesmo? (Lembram que o ex-advogado do ex-goleiro Bruno sustentava que Elisa estava viva?)
2) Se a pessoa está morta, morreu de quê? (Suponhamos que João tenha esfaqueado Pedro, mas os golpes não foram fatais. Pedro morreu por que, a caminho do hospital, foi picado por uma cascavel.)
3) Qual o motivo do crime?
4) Como foi o assassinato? (Se, por exemplo, o assassino usou veneno, ou matou a vítima dormindo, ou a amarrou, impedindo que ela fugisse ou se defendesse, ou a queimou viva, esses atos pioram a acusação. A maneira como se deu o assassinato influi sim na pena.)
A grande diferença entre os crimes de homofobia e os demais assassinatos é que um heterossexual não é morto pelo simples fato de ser heterossexual. Alexandre Ivo e João Antônio Donati foram mortos só porque eram homossexuais. A motivação revela um crime de ódio.
A maneira como eles foram mortos é típica dos crimes de ódio. Não foi simplesmente um tiro. Não foi simplesmente uma facada no peito. Foram longas sessões de tortura. Os criminosos se divertiram com o sofrimento prolongado das vítimas. Ouvi coisas sobre o cadáver de Alexandre Ivo que eu nem quero lembrar. E João Antônio Donati teve os braços e pernas quebrados antes de ser estrangulado.
Na boca do cadáver de João Antônio Donati, um bilhete ameaçando de morte "toda essa raça".
E quando, há quatro anos, Angélica Ivo foi ao fórum de São Gonçalo depor sobre a morte do filho adolescente e gay, diante dele estava um outdoor com o rosto sorridente do maléfico Silas Malafaia sugerindo que os LGBTs são uma ameaça à espécie humana. Como esse facínora explica o fato de continuar nascendo gente nos países que concederam aos LGBTs os mesmos direitos dos heteros?
E não posso esquecer de Bolsonaro, que disse que os pais deveriam bater nos filhos gays para tomarem jeito de homem. Uma semana depois o pai do pequeno Alex o espancou até a morte.

Postado por

45º Hangout d'ARCA - O desdém dos Brasileiros pela arte - Com Silvia Reis


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quadragésimo quinto HANGOUT d'ARCA realizado este último sábado dia 20/09/2014, onde, juntamente com a artista plástica Silvia Reis, abordamos o tema "O desdém dos brasileiros com a arte". Ela é autoditata e já participou de várias exposições e salões de arte, além de ser autora de um blog http://silviareis2012.blogspot.com.br/ onde expõe toda a sua arte. Já desenvolveu uma técnica mista com materiais variados cujo resultado é um trabalho artístico diferenciado. Também é autora de um projeto que tem como objetivo, auxiliar jovens infratores em recuperação através do desenho e busca algum órgão ou entidade que ajude a viabilizar este projeto. Esse hangout está imperdível e cabe ressaltar que o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.


Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter: https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O PARTIDO DA UNIVERSAL NÃO FAZ MILAGRES


O PARTIDO DA UNIVERSAL NÃO FAZ MILAGRES

A Igreja Universal tem um partido para chamar de seu: o PRB. Pago uma pizza a quem me mostrar um ateu ou um pai de santo filiado a esse partido.
Na página de política da "Folha Universal", qualquer vereador eleito por esse partido numa cidade da qual ninguém jamais ouviu falar tem seus projetos de lei apregoados como gestos de genialidade política.
Pois o partido dessa igreja que diz resolver todo tipo de problemas se deu mal na cidade de Itaboraí, RJ, em 2012.
Por razões burocráticas, o TRE impugnou a candidatura de TODOS os candidatos à Câmara Municipal dessa cidade. Não foi possível votar em nenhum candidato a vereador do PRB.
Será que Deus cochilou?

Postado por

domingo, 14 de setembro de 2014

44º Hangout d'ARCA - Mais novidades sobre religião ou a falta dela - Com a galera da Groselha


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quadragésimo quarto HANGOUT d'ARCA realizado este sábado dia 12/09/2014, onde nós, membros da ARCA, juntamente com uma galera da Groselha, batemos um papo e conversamos sobre mais notícias sobre religião ou a falta dela. Este Hangout foi sensacional e o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas e inúmeros elogios. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.

Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite
 também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter:https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DOS VENDILHÕES DO TEMPLO


DOS VENDILHÕES DO TEMPLO

“E vieram a Jerusalém, e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.” (MARCOS 11: 15; tradução de João Ferreira de Almeida)

Ligo a tevê e vejo um fariseu
As virtudes louvando de um martelo
Ungido com o poder que Deus lhe deu
Para concretizar qualquer anelo:
Em Asgard não tem Thor uma arma igual,
Até mesmo Aladin terá inveja
Do que vende em escala industrial
O pastor, sempre pobre, dessa igreja,
Que promete fartura, bens, riqueza
Mas todo dia implora por dinheiro
E, doentes curando com presteza,
Viaja pra se operar lá no estrangeiro.
        Cada oração devia ter esse mote:
        “Quando voltar, Jesus, traga um chicote!”

(24-08-2014)

Postado por

43° Hangout d'Arca - Direitos Humanos e Teologia - Com Henrique Vieira


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quadragésimo terceiro HANGOUT d'ARCA realizado este último sábado dia 06/09/2014, onde, juntamente com o pastor evangélico Henrique Vieira, abordamos o tema "Direitos humanos e Teologia". Ele também é Vereador na cidade de niterói - RJ, onde preside a Comissão de meio ambiente e faz parte da Comissão de Direitos Humanos. Esse hangout está imperdível e cabe ressaltar que o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.


Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter: https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

42° Hangout d'ARCA - Metodologia científica e pensamento crítico - com Paulo Camargo


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quadragésimo segundo HANGOUT d'ARCA realizado este último sábado dia 30/08/2014, onde, juntamente com o engenheiro químico Paulo Camargo, abordamos o tema "Metodologia científica e pensamento crítico". Ele também é analista de sistemas e Mestre e Doutor em engenharia pela COPPE. Ensina "Metodologia científica" na Universidade Petrobras e é professor de programação na FAETEC. Esse hangout está imperdível e cabe ressaltar que o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.


Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter: https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

Trailer do Hangout d'ARCA