domingo, 5 de outubro de 2014

HAMARTIOLOGIA


HAMARTIOLOGIA

Essa palavra não tem nem no Dicionário Aurélio. É a parte da Teologia que trata do pecado. Escrevi dois textos teatrais com essa palavra. O dia em que eles forem montados, acho que vou merecer o fardão da Academia só por usar uma palavra rara e empoeirada como essa.
E eu, que me declaro de esquerda, sinto falta de uma direita no Brasil. Até digo que uma certa pessoa (a quem respeito e admiro) que é considerada de esquerda no Brasil, se estivesse no Canadá seria considerada de direita, porque todo seu esforço é para tentar colocar este país atrasado no século XIX. Ao invés de ser um socialista, como muitos pensam, é um iluminista tentando modernizar o Brasil.
A chamada direita brasileira é um grupo de trogloditas que pisam a Declaração dos Direitos Humanos, texto gestado a partir dos ideais liberais da Revolução Francesa.
Quando vejo esse exército de antas falando a favor da família, percebo que eles não defendem a família, apenas reproduzem o discurso da repressão sexual e querem mandar nos corpos dos outros. E seus argumentos não têm nenhuma base racional: é apenas a mais arcaica hamartiologia.
Ora, a hamartiologia nada mais é que ditar regras, pois religiões que seguem o mesmo livro, a Bíblia, e dizem adorar o mesmo Deus, têm regras díspares: os adventistas não trabalham no sábado, mas os católicos, os batistas etc sim. Várias igrejas como a Metropolitana e a Contemporânea realizam casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que é tabu na maioria das igrejas, que preferem sustentar a fantasia de que todo mundo é heterossexual e quem diz o contrário foi enganado pelo Diabo.
O Brasil só chegará ao século XIX quando a harmatiologia for banida do Parlamento.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA