segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Refletindo - Texto de um expectador nosso


Texto de um expectador nosso, https://www.facebook.com/elsonmosca, comentando sobre as falas do Maestro Bogs no hangout de quinta feira, dia 21/08.

"REFLETINDO:

Na semana passada, ouvi de um jovem, Maestro Bogs, num hangout do Canal d'Arca (https://www.youtube.com/user/canaldarca?feature=em-uploademail), no site youtube, referindo-se, ele, ao fanatismo religioso extremo, entre muitas, as seguintes palavras:

"...é aquilo que eu chamo de efeito da 'pedra filosofal'... eu tenho a 'pedra filosofal' e nessa 'pedra filosofal' está a solução de todos os problemas... a 'pedra filosofal está acima de qualquer causa, qualquer meio ou qualquer fim, então vale tudo em nome da minha 'pedra filosofal' e eu tenho que mostrar isso pro mundo de qualquer jeito..."

"...essa noção de que a minha causa é maior do que qualquer coisa me dá a falsa impressão de que eu tenho o direito de passar por cima dos outros em nome desta causa, e o nome disso é fanatismo, e é próprio exclusivamente das religiões... em qualquer ideologia, qualquer causa pode ter um 'idiota com um parafuso a menos' a ponto de se deixar levar pelo brilho da 'pedra filosofal'..."

Referia-se este jovem a casos extremos de fanatismo, onde religiosos, crentes, invadem igrejas e destroem imagens, verdadeiras obras de arte, simplesmente porque sua fé, ou sua religião, professam que cultuar imagens é errado. A 'pedra filosofal' que ele menciona seria a 'base' da crença que mantém qualquer crente, e entenda-se por crente qualquer religioso, não apenas o protestante ou evangélico.

Achei perfeita a colocação deste jovem, que com muito bom senso nos mostra que ninguém tem o direito, em nome de sua própria crença, de desrespeitar a crença(ou a descrença) do próximo, e surpreendam-se, este jovem, o Maestro Bogs, é ateu.

Vou além, diante do muito que vejo, não há "verdade própria" no mundo que dê a quem quer que seja, o direito de agredir, insultar, humilhar ou destruir a "verdade alheia", e se não for por argumentos lógicos e fundamentais, numa discussão pautada no respeito mútuo, muito menos ainda... seja cristão, católico ou protestante, seja budista, islâmico, judeu, ateu, gnóstico, criacionista, darwinista, etc... seja marxista, nietzschista, freudista, e qualquer outro "ista"... não há nenhuma "verdade" que justifique qualquer tipo de agressão, mesmo que verbal... a "liberdade do pensamento" é conquista natural do ser humano, e se tratada com respeito, permitirá sempre, cada vez mais, sua evolução, mesmo que a passos lentos.

Intolerância religiosa e falta de respeito à crença(ou descrença) alheia é sinal de atraso e demonstra que sua própria fé é cega e falha!

E esta reflexão ainda pode ser utilizada na política, principalmente no momento em que vivemos... nenhum partido, nenhum candidato, seja para que cargo for, é "unanimidade", todos tem seus potenciais ou seus defeitos... nada justifica, em nome da política, que se "pise" no teu próximo simplesmente porque ele não escolheu o mesmo partido ou candidato que você!

Pensem nisso!

A todos, uma semana repleta de muita paz e harmonia,
grande abraço"

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA