terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Psicanalistas religiosos ou religiosos psicanalistas?


Tenho visto crescentemente pessoas se identificando como "pastor e psicanalista", e coisas semelhantes.

Ora, para quem entende a psicanálise, só existem as seguintes possibilidades de que isso seja real: ou o sacerdote se orienta por alguma vertente das chamadas "Teologias Liberais", ou pela Teologia da Libertação -

... duas vias que tomam as escrituras e a tradição como um conjunto de histórias e imagens de outros tempos que podem ser usadas como símbolos, como ilustrações, para refletir sobre realidades atuais, sem que se veja nelas NENHUMA descrição de fatos objetivos, e muito menos normas de crença e de vida.

NENHUMA FORMA FUNDAMENTALISTA, CONSERVADORA OU TRADICIONALISTA DE RELIGIÃO É COMPATÍVEL COM A PSICANÁLISE: SEUS OBJETIVOS SÃO OPOSTOS. A psicanálise tem por meta desmascarar; a religião conservadora, mascarar.

Portanto a tomada de assalto do campo psicanalítico por pastores conservadores & assemelhados visa apenas a DESTRUIR a moral da psicanálise, acabar com seu potencial libertador, deixar apenas o nome e um simulacro vazio - além de tentar conferir prestígio intelectual a pessoas que de intelectuais só têm a inveja.

Então, por favor, parem de se chamar de psicanalistas, senhores pastores fundamentalistas: isso é uma impossibilidade, e portanto também uma MENTIRA. O que antigamente costumava ser entendido como pecado no próprio sistema de vocês...

Tenho revirado esse assunto e estou absolutamente estarrecido com o que me deparei.

Realmente percebi que algumas das "empresas da fé" (igrejas evangélicas) estão se "apegando" aos supostos "tratamentos psicológicos" - coisa que eu acho plenamente absurda.

Acho que eles (lideres evangélicos) já perceberam que a consciência popular está mudando com os novos meios de comunicação, e eles para não perderem o "galardão" de serem os manipuladores das mentes humanas, agora oferecem esse suposto "serviço" de atendimento dito "Psicológico".

Vejo como mais uma artimanha desses manipuladores de mentes, a mando do poder maior (EUA) para continuarem a manter as pessoas sob domínio de seus discursos e interesses.

Declaradamente: com todo respeito ás pessoas, os fieis, a população carente de amparo psico-emocional, mas... se há uma coisa absolutamente PERIGOSA e malévola a sociedade e á autonomia das pessoas é essa religião evangélica, neo-pentecostal da tal Teologia da prosperidade, que para mi não passa de um poderosíssimo braço manipulador do neo-liberalismo e do capitalismo escravista, disfarçado de religião.

Se há uma coisa que nossos companheiros que lutam contra a manipulação imperialista dos EUA sobre os povos deveriam cuidar com muito mais atenção é esse fenômeno socio-cultural.

Poucos se dão conta do perigo que é para a sociedade e para a autonomia do povo.

Postado por:

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA